Telefones: (37) 3405-1003 / (37) 9 9935-9869 - Arcos/MG Email: contato@eticaverde.com.br

Relatórios Ambientais

Meio Ambiente
Relatórios Ambientais

Diagnóstico Ambiental

Caracterização da qualidade ambiental atual da área de abrangência do empreendimento, de modo a fornecer informações suficientes para embasamento da identificação e avaliação dos impactos nos meios físico, biológico e socioeconômico.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

Conjunto de relatórios técnicos, elaborados por equipe multidisciplinar, habilitada e independente, destinados à instrução no processo de licenciamento. O documento deve realizar um prognóstico das consequências do empreendimento e sugerir medidas que objetivem minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos.

Plano de Controle Ambiental (PCA)

Estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras e compensatórias aos impactos gerados por empreendimentos de médio porte. Sua elaboração se dá durante a Licença de Instalação (LI) e é um estudo exigido pelos órgãos ambientais como subsídio para o Licenciamento Ambiental.

Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

Conjunto de atividades as serem executadas com a finalidade de recuperar a cobertura vegetal de uma área degradada, garantindo a proteção do solo contra processos erosivos e carregamento de sedimentos. A recuperação do ambiente ocorre após a instalação do empreendimento.

Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA)

Estudo realizado a fim de revalidar a Licença de Operação (LO) do empreendimento. Apresenta formalmente o desempenho ambiental da organização, através de informações e dados de análises, à apreciação do órgão ambiental.

Relatório de Controle Ambiental (RCA)

Acompanha o requerimento de licença quando não há exigência do EIA/RIMA. É elaborado a partir de uma série de informações e estudos que visam a identificação de não conformidades e de impactos ambientais, efetivos ou potenciais, decorrentes da instalação e operação do empreendimento para o qual está sendo requerida a licença.

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

Deve reproduzir as conclusões do EIA, porém em linguagem clara e objetiva, pois é destinado à informação e esclarecimento do público (principalmente moradores da área de influência do empreendimento). Deve informar os impactos positivos e negativos que a implantação e operação do empreendimento terão sobre o meio ambiente natural, social e cultural.

Relatório Ambiental Simplificado (RAS)

São estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação do empreendimento, apresentados como subsídio para a concessão da licença prévia requerida.

ÉTICA VERDE - ENGENHARIA

Entre em contato ou solicite seu orçamento.